The Holy See
back up
Comunicado sobre a Visita Apostólica na Irlanda

A seguir à Carta aos católicos da Irlanda, no Outono terá início a Visita Apostólica a algumas dioceses, seminários e congregações religiosas do país.

Esta visita quer ser uma ajuda que a Santa Sé tenciona oferecer aos Bispos, ao clero, aos religiosos e aos fiéis leigos, para enfrentar adequadamente a situação determinada pelas trágicas vicissitudes dos abusos realizados por sacerdotes e religiosos contra menores, e em vista de contribuir para a renovação espiritual e moral, almejada e já iniciada com determinação pela Igreja na Irlanda.

Os Visitadores Apostólicos procurarão aprofundar as problemáticas ligadas à abordagem dos casos de abuso e à devida assistência às vítimas, e verificar a eficácia e a possibilidade de aperfeiçoamento das actuais modalidades de prevenção dos abusos, tendo como referência o "Motu proprio" pontifício Sacramentorum sanctitatis tutela e as normas do Safeguarding Children: Standards and Guidance Document for the Catholic Church in Ireland, comissionado e produzido pela "National Board for Safeguarding Children in the Catholic Church".

A Visita terá início nas quatro Arquidioceses metropolitanas da Irlanda (Armagh, Dublim, Cashel e Emly, e Tuam), e depois será ampliada a outras dioceses.

Os Visitadores nomeados pelo Santo Padre para as dioceses são: Sua Eminência o Cardeal Cormac Murphy O'Connor, Arcebispo Emérito de Westminster, para a Arquidiocese de Armagh; Sua Eminência o Cardeal Sean Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston, para a Arquidiocese de Dublim; Sua Excelência D. Thomas Christopher Collins, Arcebispo de Toronto, para a Arquidiocese de Cashel e Emly; e Sua Excelência D. Thomas Prendergast, Arcebispo de Ottawa, para a Arquidiocese de Tuam.

Com o desejo de acompanhar o caminho de renovação dos lugares de formação dos futuros sacerdotes da Igreja na Irlanda, a Congregação para a Educação Católica coordenará a Visita aos seminários na Irlanda e ao Pontifício Colégio Irlandês em Roma. Embora se preste uma atenção especial às problemáticas que exigiram a Visita Apostólica, no âmbito dos seminários ela terá em consideração todos os elementos relativos à formação sacerdotal. Como Visitador Apostólico, foi nomeado Sua Excelência D. Timothy Dolan, Arcebispo de New York.

A Congregação para os institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, por sua vez, organizará em duas fases a Visita às casas religiosas. Antes de tudo, fará uma investigação através de um questionário, enviado a todos os Superiores dos institutos religiosos presentes na Irlanda, com a finalidade de alcançar um conhecimento adequado da situação actual e dos programas acerca da observância e do aperfeiçoamento das normas das "guidelines". Para a segunda fase, os Visitadores serão Pe. Joseph Tobin, C.SS.R e Pe. Gero McLaughlin, S.J., para os institutos masculinos; Ir. Sharon Holland, I.H.M., e Ir. Mairin McDonagh, R.J.M., para os institutos femininos. Eles farão um atento estudo de avaliação dos resultados recolhidos e dos possíveis passos a dar no futuro, para favorecer uma estação de renascimento espiritual da vida religiosa na Irlanda.

O Santo Padre convida todos os membros da Comunidade católica irlandesa a apoiar com a oração esta obra de ajuda fraterna. Ele invoca a bênção do Senhor sobre os Visitadores e sobre todos os Bispos, presbíteros, religiosos e fiéis leigos da Irlanda, a fim de que a Visita possa constituir para eles uma ocasião de renovado fervor na vida cristã, possa aprofundar a sua fé e revigorar a sua esperança em Cristo, nosso Salvador.

Do Vaticano, 31 de Maio de 2010