The Holy See Search
back
riga

Teodora Guerin
(1798-1856)

 

TEODORA GUERIN nasceu a 2 de Outubro de 1798 em Etables, França. Foi educada na fé e durante a vida inteira conservou uma profunda veneração para com a Eucaristia, a qual se tornou um traço característico da Congregação por ela fundada mais tarde.

Aos 25 anos de idade entrou na Congregação das Irmãs da Providência, na diocese de Reims. Depois de dezassete anos de trabalho na educação cristã e no cuidado dos pobres doentes nos seus próprios lares, ela respondeu ao convite do Bispo de Vincennes, no Estado de Indiana (E.U.A.), para o serviço dos colonos que estavam a insediar-se nas fronteiras americanas. Uma saúde frágil e uma série de incompreensões marcaram a sua vida com a cruz e imprimiram à sua espiritualidade uma característica de força e de confiança na Providência divina.

Não obstante as privações, incompreensões e situações difíceis, ela pôde fundar na América a Congregação das Irmãs da Providência de Santa Maria dos Bosques, empenhadas na educação das mulheres e dos pobres.

Hoje, Madre Teodora torna-se modelo para todos os que combatem contra os obstáculos que se opõem ao bem-estar das pessoas desfavorecidas na nossa sociedade.

Madre Teodora foi uma mulher que se tornou forte pela sua confiança em Deus e pelo seu serviço esquecido de si mesma, modelado à imagem do seu Senhor e Salvador. Como guia espiritual das suas Irmãs compartilhou com elas a profunda vida interior, que constituiu o seu baluarte em todas as provas e sofrimentos. Ela ensinou o abandono completo na Providência de Deus, tanto com a sua vida quanto com as suas palavras; de facto, ela dizia: «O perfeito abandono de nós mesmas em tudo quanto ao futuro requer grande coragem, mas devemos aspirar-lhe com todo o coração».

Morreu no dia 14 de Maio de 1856, e todos a consideravam «santa», e continuaram a pôr em prática os seus exemplos de santidade, de virtudes, de amor e fé.

 

Homilia do Santo Padre

 

 

 

top