The Holy See
back up
Search
riga

APRESENTAÇÃO DA CARTA ENCÍCLICA 
LUMEN FIDEI
DO PAPA FRANCISCO
NA SALA DE IMPRENSA DA SANTA SÉ

de

Mons. Gerhard Ludwig Müller
Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

 

Nas meditações que oferece quotidianamente através da sua pregação, o Santo Padre Francisco recorda-nos com frequência que «tudo é graça». Esta afirmação que, face à complexidade e às contradições da vida, a alguém pode parecer ingénua ou abstracta, ao contrário é um convite a reconhecer a positividade última da realidade.

Precisamente para isto pretende orientar-nos a encíclica Lumen fidei: a luz que provém da fé, da Revelação que Deus faz de si em Jesus Cristo e no seu Espírito, ilumina as profundezas da realidade e ajuda-nos a reconhecer que ela tem inscritos em si os sinais indeléveis da iniciativa boa de Deus. Com efeito, a fé, graças à luz que vem de Deus, é capaz de iluminar «todo o percurso do caminho» (n. 1), «toda a existência do homem» (n. 4). Ela «não nos separa da realidade mas permite-nos captar o seu significado mais profundo, descobrir quanto Deus ama este mundo e o orienta incessantemente para si» (n. 18).

Eis a mensagem central da carta encíclica, que retoma alguns temas queridos a Bento XVI. «Estas considerações sobre a fé — assim escreve o Papa Francisco — pretendem acrescentar-se a quanto escreveu Bento XVI nas cartas encíclicas sobre a caridade e sobre a esperança. Ele já tinha quase completado uma primeira redacção da carta encíclica sobre a fé. Por isto lhe estou profundamente grato e, na fraternidade de Cristo, assumo o seu precioso trabalho, acrescentando ao texto alguns contributos ulteriores» (n. 7).

Trata-se de uma feliz circunstância que este texto tenha sido escrito, por assim dizer, com a mão de dois Pontífices. Quem a lê pode notar imediatamente — além das diferenças de estilo, de sensibilidade e de características — a substancial continuidade da mensagem do Papa Francisco com o magistério de Bento XVI.

Na origem de tudo está Deus e a fé n’Ele consiste em reconhecer este facto. Isto dilata a razão e o coração do homem, alarga os seus horizontes, torna-o cada vez mais próximo dos outros homens e abre-lhe as portas a uma existência vivida finalmente à altura da sua dignidade. Sim, devemos reconhecê-lo: todas as vezes que não pensamos, que não agimos, que não amamos praticando a fé em Deus, não contribuímos para edificar um mundo mais humano. Aliás, fazendo assim, muitas vezes geramos um contratestemunho de Deus e desvirtuamos o rosto da própria Igreja.

Na fé viva em Deus, na qual o seu Filho Unigénito Jesus Cristo nos introduz mediante o seu Espírito, consiste o nosso grande recurso. A partir disto rege ou decai qualquer tentativa de reforma e não só na Igreja, porque a este nível está em jogo um dom que a Igreja não pode conservar só para si. A fé, e a vida de graça que ela nos oferece, é de facto um tesouro de bem e de verdade que concerne a todos os homens, porque todos estão chamados a viver em amizade com Deus e a descobrir os horizontes de liberdade que se abrem para quem se deixar guiar pela mão por Ele.

A fé naquele Deus que nos revela Jesus Cristo é a verdadeira rocha sobre a qual o homem está chamado a edificar a sua vida e a do mundo. Trata-se de um dom que nunca pode ser pressuposto «como dado por certo» mas que deve ser continuamente «alimentado e fortalecido» (n. 6). Graças à fé podemos reconhecer que todos os dias nos é oferecido um «grande Amor», um amor que «nos transforma, ilumina o caminho do futuro e faz crescer em nós as asas da esperança para o percorrer com alegria» (n. 7). Graças à fé podemos olhar com realismo para o futuro que nos aguarda e alimentar uma confiança fiável, sem nos deixarmos «roubar a esperança», como repete continuamente o Papa Francisco. Fé, esperança e amor, «num admirável enlace» constituem o dinamismo da vida do homem que se abre para os dons provenientes de Deus» (cf. n. 7).

A encíclica Lumen fidei afirma tudo isto em quatro partes, que podemos considerar como quatro quadros de um grande «retábulo».

Na primeira parte, da fé de Abraão, o homem que reconhece na voz de Deus «um apelo profundo, inscrito desde sempre no profundo do seu ser» (n. 11), passa-se para a fé do povo de Israel. A história da fé de Israel, por sua vez, é um passar contínuo da «tentação da incredulidade» (n. 13) e da adoração dos ídolos, «obra das mãos do homem», para a confissão «dos benefícios de Deus e para o cumprimento progressivo das suas promessas» (n. 12). Até à história de Jesus, compêndio da salvação, no qual todas as linhas da história de Israel se reúnem e se concentram.

Com Jesus podemos dizer definitivamente que «conhecemos e acreditamos no Amor que Deus tem por nós» (1 Jo 4, 14-16), porque ele é «a manifestação plena da fiabilidade de Deus» (n. 15). Com Ele a fé alcança a sua plenitude. Ela convida-nos a reconhecer que Deus não permaneceu distante nas alturas do seu céu mas se deixou, e ainda se deixa, encontrar em Jesus Cristo morto e ressuscitado, presente no meio de nós.

Seguindo Jesus, toda a existência do homem é transformada graças à fé. O eu, a personalidade daquele que crê, abrindo-se ao amor originário que lhe é oferecido na fé (cf. n. 21), dilata-se e «torna-se existência eclesial» (n. 22). Abrindo-nos à comunhão com os irmãos e as irmãs, a fé não nos reduz «a mero elemento de um grande mecanismo» (n. 22) mas ajuda-nos a «conquistar até ao fundo o [nosso] próprio ser» (n. 22). «Para quem foi transformado deste modo, abre-se um novo modo de ver» (n. 22), e a fé torna-se uma autêntica «luz» que convida a deixar-se transformar sempre de novo pela chamada de Deus.

Na segunda parte, a encíclica apresenta com vigor a questão da verdade como questão que se situa «no centro da fé» (n. 35). Portanto, a fé diz respeito também ao conhecimento da realidade, é evento cognoscitivo: «Sem verdade, a fé não salva, permanece uma bonita fábula ou então reduz-se a um sentimento agradável» (n. 24).

A pergunta acerca da verdade e o compromisso efectivo pela busca da verdade não podem ser eludidas, assim como não se pode excluir a priori na busca da verdade a contribuição oferecida pelas principais tradições religiosas, sobretudo no que concerne às grandes verdades da existência humana.

A este respeito, qual é a contribuição que oferece a fé em Jesus Cristo? A fé, abrindo-nos ao amor que vem de Deus, transforma o nosso modo de ver as coisas «porque o próprio amor tem [em si] uma luz» (n. 26). Mesmo se para o homem moderno a questão do amor parece que nada tem a ver com a verdade — dado que hoje o amor é relegado para a esfera dos sentimentos — «amor e verdade não se podem separar» (n. 27).

O amor é autêntico quando nos liga à verdade e a própria verdade nos atrai a si com a força do amor. «Esta descoberta do amor como fonte de conhecimento, que pertence à experiência originária de cada homem» é-nos testemunhada precisamente «pela concepção bíblica da fé» (n. 28) e é um dos realces mais bonitos e importantes desta encíclica.

Pelo facto de que a fé concerne o conhecimento e está ligada à verdade, Tomás de Aquino pode falar de oculata fides, da fé como evento que diz respeito ao «ver» (cf. n. 30). A fé diz respeito à escuta mas não só, porque ela é também um «caminho do olhar» (n. 30) que procura e reconhece a verdade, um caminho no qual «fé e razão se fortalecem reciprocamente» (n. 32). Por outro lado, já Agostinho de Hipona tinha «descoberto que todas as coisas têm em si uma transparência» e podem «reflectir a bondade de Deus, o Bem» (n. 33). Por conseguinte, a fé ajuda-nos a ir buscar em profundidade os fundamentos do real.

Neste sentido, pode-se compreender a que nível a luz da fé é capaz de «iluminar as interrogações do nosso tempo sobre a verdade» (n. 34), ou seja, as grandes questões que surgem no coração humano face à realidade total, quer diante das suas belezas quer dos seus dramas. E dado que a verdade, na qual a fé nos introduz, está ligada ao amor e provém do amor, não se trata de uma verdade da qual ter receio, porque ela não se impõe com a violência mas tem por finalidade convencer profundamente, fortiter ac suaviter ao mesmo tempo.

Eis o motivo pelo qual a encíclica não teme afirmar que «a fé alarga os horizontes da razão para iluminar melhor o mundo que se abre» (n. 34) tanto aos estudos da ciência, como à pesquisa de qualquer homem sinceramente religioso. Precisamente a fé nos revela que quem se põe a caminho para procurar a verdade e o bem «já se aproxima de Deus» e é «amparado pela sua ajuda» (n. 35), mesmo sem o saber.

Não pretendo resumir a terceira e a quarta parte da encíclica mas gostaria unicamente de chamar a vossa atenção, no pouco tempo que me é concedido, para alguns pontos que, a meu parecer, são de relevo particular. Antes de tudo para o lugar genético da fé, a qual, se é evento que toca intimamente a pessoa, não encerra o eu num isolado e isolador «tu a tu» com Deus. De facto, ela «nasce de um encontro que se dá na história» (n. 38) e «se transmite na forma do contacto, de pessoa a pessoa, como uma chama que se acende de outra chama» (n. 37).

Ou seja, a fé verifica-se sempre no âmbito de uma trama de relações que nos precede e excede, num «nós» que nos convida a sair da solidão do nosso eu para nos colocarmos num horizonte e num âmbito sempre maiores, num diálogo e num caminho que nunca têm fim. A mesma forma dialogada na qual surgiu o nosso Credo documenta este facto e este movimento que nos situam no interior do «nós» eclesial, do novo sujeito ao qual pertencemos através da fé.

A Igreja é o lugar no qual este movimento da pessoa — que nasce da fé vivida — se radica e do qual é relançado incessantemente, abrindo-nos a Deus e aos outros e tornando-se uma nova Weltanschauung, uma visão peculiar do mundo: de facto ela é — segundo a bonita citação de Romano Guardini — «a portadora histórica do olhar plenário de Cristo sobre o mundo» (n. 22).

A Igreja é o lugar do qual a fé nasce e no qual se torna experiência que se pode comunicar, isto é, testemunhar de modo razoável e por isso fiável: «Aquilo que se comunica na Igreja é a luz nova que nasce do encontro com o Deus vivo» (n. 40).

É precisamente este encontro com o Deus vivo que a Igreja torna possível e permite que a fé seja dele testemunho credível. Veículo e sinal eficaz deste encontro «são os Sacramentos celebrados pela liturgia da Igreja» (n. 40). Por isso, a encíclica afirma que «a fé tem uma [essencial] estrutura sacramental» (n. 40).

Disto pode-se compreender bem a natureza do movimento inerente à fé: ela move-nos, do visível e do material, «rumo ao mistério [invisível] do eterno» (n. 40). Neste movimento, o crente é envolvido totalmente na verdade que reconhece e confessa (n. 45). Então, ele não pode «pronunciar com verdade as palavras do Credo sem ser por isso mesmo por ele transformado» (n. 45), porque a fé solicita uma mudança contínua do homem impedindo-lhe que se feche numa tranquilidade conformada.

Em segundo lugar, pretendo evocar uma citação — presente na terceira parte da encíclica — tirada das Homilias de são Leão Magno: «se a fé não é una, não é fé» (47). Com efeito, vivemos num mundo que não obstante todas as suas conexões e globalizações é fragmentado em muitos «mundos» que, mesmo estando em comunicação, muitas vezes são mundos separados e em conflito entre si. Por isso, a unidade da fé é o bem precioso que o Santo Padre e os seus irmãos bispos são chamados a testemunhar, alimentar e garantir, como primícias de uma unidade que se quer oferecer como dom ao mundo inteiro.

Trata-se de uma unidade não monolítica, rica e vivaz de pluriformes — o próprio Deus é uno e trino — e que se coloca ao mesmo tempo como origem e missão da Igreja, a qual por este motivo é definida pelo concílio Vaticano II como «sinal e instrumento» da unidade que vem de Deus e se destina a abraçar todo o género humano.

Trata-se de uma unidade que justamente é definida católica, porque se funda na verdade, que pretende servir e valorizar. Com efeito, ela tem «o poder de assimilar em si tudo o que encontra, nos diversos âmbitos nos quais se torna presente, nas diversas culturas que encontra, tudo purificando e levando à sua melhor expressão» (n. 48). Esta unidade, dado que se funda na verdade, de nada nos depaupera, mas enriquece-nos com os dons que provêm da generosidade do coração de Deus e de cada um.

Precisamente esta unidade na verdade, à qual nos introduz Deus — que é Pai de todos nós — ajuda-nos a encontrar também a raiz da fraternidade verdadeira (n. 53). Sem verdade e sem Deus, o sonho da fraternidade universal gerado pela modernidade não tem possibilidade de se realizar e destina-se unicamente a repetir a triste experiência de Babel. Com efeito, a fraternidade «privada da referência a um Pai comum como seu fundamento último, não consegue subsistir» (n. 54). A história dos últimos dois séculos, infelizmente, oferece-nos abundante documentação disto.

Por fim, uma última sugestão, retomada literalmente do texto da encíclica, na sua quarta parte. Se é verdade que a fé autêntica enche de alegria e é «uma dilatação da vida» (n. 53) — eis uma chamada que associa concretamente o Papa Francisco a Bento XVI — «a luz da fé não nos faz esquecer os sofrimentos do mundo» (n. 57) mas abre-nos para uma «presença que acompanha, [para] uma história de bem que nos une a qualquer história de sofrimento, para abrir uma fenda de luz» (n. 57). Só a luz que vem de Deus — do Deus encarnado que atravessou a morte e a derrotou — é capaz de oferecer uma esperança fiável perante o mal, face a qualquer mal que aflige a vida do homem.

Em síntese, a encíclica pretende reafirmar de modo novo que a fé em Jesus Cristo é um bem para o homem e «é um bem para todos, é um bem comum»: «A sua luz não ilumina só o interior da Igreja, nem serve apenas para construir uma cidade eterna no além; ela ajuda-nos a edificar as nossas sociedades, de modo que caminhemos rumo a um futuro de esperança» (n. 51).

São estas duas breves menções que pretendem apenas estimular a leitura deste rico documento e convidar a apreciá-lo. Esta carta encíclica pode ser considerada justamente um «documento»: não nos oferece só palavras mas «documenta-nos» a positividade do olhar — e é esta a luz da fé — de uma vida que se deixa atrair e abranger totalmente por Deus. Por outro lado, este é o testemunho pelo qual estamos gratos tanto ao Papa Francisco como a Bento XVI, duas luzes autênticas de fé e de esperança para o homem contemporâneo.

 

top