BOLETIM

II ASSEMBLEIA ESPECIAL PARA A ÁFRICA
DO SÍNODO DOS BISPOS
4-25 OUTUBRO 2009

A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz.
"Vós sois o sal da terra ... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13.14)

Este Boletim é somente um instrumento de trabalho para uso jornalístico.
s traduções não possuem caráter oficial.

Edição portuguesa

32 - 24.10.2009

SUMÁRIO

- VIGÉSIMA CONGREGAÇÃO GERAL (SÁBADO, 24 DE OUTUBRO DE 2009 - MANHÃ)
- CONVIVIUM COM O SANTO PADRE
- AVISOS

VIGÉSIMA CONGREGAÇÃO GERAL (SÁBADO, 24 DE OUTUBRO DE 2009 - MANHÃ)

- VOTAÇÃO DA LISTA FINAL DAS PROPOSIÇÕES

Às 9h de hoje, sábado, 24 de Outubro, o canto da Hora Terça abriu a Vigésima (e última) Congregação Geral, para a votação da Lista Final das Proposições.

Presidente Delegado de turno S.Em. Card. Théodore-Adrien SARR, Arcebispo de Dacar (SENEGAL).

A esta Congregação Geral, que se encerrou às 12h05, com a oração do Angelus Domini, estavam presentes 219 Padres.

VOTAÇÃO DA LISTA FINAL DAS PROPOSIÇÕES

Na Vigésima Congregação Geral, realizou-se a votação da Lista Final das Proposições.

A Lista Final das Proposições será publicada no próximo Boletim N. 33.

CONVIVIUM COM O SANTO PADRE

Hoje, sábado, 24 de Outubro de 2009, Sua Santidade Bento XVI convidou os Padres sinodais e os outros participantes da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, em sinal de comum alegria, ao encerramento das intensas jornadas de trabalho sinodal.

Na conclusão do Convivum o Santo Padre comunicou ter nomeado Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz S.Em. Card. Peter Kodwo Appiah TURKSON, Arcebispo de Cape Coast (GANA), Relator-Geral da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos.
Durante o Convivium o Presidente Delegado S.Em. Card. Théodore-Adrien SARR, Arcebispo de Dacar (SENEGAL) pronunciou palavras de agradecimento ao Santo Padre, que publicamos aqui a seguir.

Santíssimo Padre,

na conclusão desta Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, os cardeais, arcebispos e bispos da África, de Madagascar e das ilhas adjacentes, com todos os fiéis em Cristo de suas dioceses - sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos - renovam a profunda confiança de gratidão que expressaram em várias ocasiões, antes e durante a realização da Assembleia sinodal.
Agradecemos a vós por ter confirmado a intenção de vosso predecessor, o amado Papa João Paulo II, convocando a Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos sobre o tema “A Igreja na África a serviço da Reconciliação, da Justiça e da Paz. Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13.14)
Agradecemos a vós sobretudo, pela honra de vossa presença física na maioria das congregações gerais desta Assembleia sinodal. Obrigada pela atenção, pela estima e pela solicitude paterna manifestadas pela África e suas populações, pelas Igrejas deste continente e por todos os seus membros, desde a missa de abertura de 4 de outubro de 2009, com as palavras ricas e estimulantes de sua homilia, que permanecerá um ponto de referência.
Elas continuarão fazendo subir a Deus Pai, Filho e Espirito Santo, uma fervorosa acção de graça pela fraternidade de nossa Assembleia de discípulos de Cristo, pela qualidade da reflexão e dos debates destas três semanas, pelo fervor da oração que nos manteve, como também os enriquecimentos e tomada de consciência que o espírito divino provocou em nós através da reflexão pessoal e do confronto fraterno.
Elas continuam implorando as graças de um “novo Pentecostes” sobre todas as Igrejas do continente e das ilhas adjacentes, a fim de que todos os seus membros - bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos - experimentem sempre mais o encontro com Cristo ressuscitado, se deixem ainda transformar por Ele, doando-se generosamente para promover a Reconciliação, a Justiça e a Paz nas comunidades eclesiais em todos os níveis, mas também nos lugares de trabalho e de vida dos vários países.
Santo Padre, os Padres desta Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, na alegre emoção de ter vivido contigo estas três semanas de oração, de reflexão e de confronto e já projectados rumo aos âmbitos de seu ministério habitual, imploram a sua bênção apostólica sobre as pessoas, suas famílias e suas várias comunidades de suas dioceses, e também sobre seus países e todas as populações.

[00340-06.07] [RE000] [Texto original: francês]

AVISOS

- COLETIVA DE IMPRENSA
- COBERTURA DE TV AO VIVO
- NOTICIÁRIO TELEFÓNICO
- HORÁRIO DE ABERTURA DA SALA DE IMPRENSA DA SANTA SÉ

COLETIVA DE IMPRENSA

A quarta e última Coletiva de Imprensa sobre os trabalhos sinodais (com a tradução simultânea em italiano, inglês, francês e português) realiza-se hoje, sábado, 24 de outubro 2009 (após o Elenchus finalis propositionem), por volta das 12h45, na Sala João Paulo II da Sala de Imprensa da Santa Sé. Participarão:

- S. Em. R. Card. Peter Kodwo Appiah TURKSON, Arcebispo de Cape Coast, Presidente da Associação das Conferências Episcopais da África Ocidental (A.C.E.A.O./A.E.C.W.A.) (GANA), Relator-Geral
- S. E. R. Dom Damião António FRANKLIN, Arcebispo de Luanda, Presidente da Conferência Episcopal (ANGOLA), Secretário Especial
- S. E. R. Dom Edmond DJITANGAR, Bispo de Sarh (CHADE), Secretário Especial

A Colectiva de Imprensa é presidida pelo Rev. Pe. Federico LOMBARDI, S.I., Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Secretário ex-ufficio da Comissão para a Informação da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos.
Os fotógrafos e operadores audiovisuais (cinegrafistas e técnicos) para obter a autorização de acesso devem dirigir-se ao Pontifício Conselho das Comunicações Sociais.

COBERTURA DE TV AO VIVO

Será transmitida, ao vivo, através de monitores na Sala das Telecomunicações, na Sala dos jornalistas na Sala João Paulo II da Sala de Imprensa da Santa Sé:
- Domingo 25 de Outubro de 2009 (10h): Solene Concelebração da Santa Missa de encerramento do Sínodo (Basílica de São Pedro)

NOTICIÁRIO TELEFÓNICO

Durante o período sinodal estará em função um noticiário telefónico:
- +39-06-698.19 com o Boletim ordinário da Sala de Imprensa da Santa Sé;
- +39-06-698.84051 com o Boletim do Sínodo dos Bispos, parte da manhã;
- +39-06-698.84877com o Boletim do Sínodo dos Bispos, parte da tarde.

HORÁRIO DE ABERTURA DA SALA DE IMPRENSA DA SANTA SÉ

A Sala de Imprensa da Santa Sé, por ocasião da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos permanecerá aberta conforme o seguinte horário, de 2 a 25 de outubro de 2009:
- Até sábado 24 de Outubro: 09h – 16h
- Domingo 25 de Outubro: 09h – 13h